top of page

Pesquisas

Anchor 1
Doutorado 2012-2016

O processo de criação em dança e sua relação com elementos da Arte Visual e Musical: uma proposta de utilização de método de improvisação de Rolf Gelewski.

 

Pesquisa teórico-prática de Doutorado em Artes da Cena relacionada à utilização de improvisações no processo de criação em dança. A pesquisa considerou dois métodos de improvisação elaborados por Rolf Gelewski e as possibilidades de relação entre a Dança e elementos da Linguagem Visual e Musical. Inicialmente, propôs um resgate histórico do trabalho artístico-pedagógico de Gelewski, dançarino, professor e pesquisador de dança que atuou no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. Em um segundo momento, desenvolveu propostas de improvisação com artistas voluntários, utilizando elementos da Linguagem Visual e Musical para estimular a criação em dança. Nesta etapa, os métodos contidos na publicação "Ver ouvir movimentar-se: dois métodos e reflexões referentes à improvisação na dança" (1973) foram utilizados para explorar a música como energia motora e estímulo ao movimento. A pesquisa expandiu estes métodos com o desenvolvimento de improvisações a partir de obras de Arte Visual, especificamente pinturas/ desenhos abstratos e figurativos. Por fim, desenvolveu um trabalho artístico-criativo, a partir de improvisações e laboratórios de criação para a elaboração de um espetáculo cênico (Doar-se dor), resultante do processo criativo coletivo. Nesta fase, novas relações e inter-relações entre movimentos, imagens e sons foram estabelecidas a partir de criações do próprio grupo. Som/ Imagem/ Movimento que gera imagem, que gera movimento, que gera som, que gera cena, que gera espetáculo... E onde foi mesmo que toda esta criação começou?

 

Orientadora: Profª Elisabeth Zimmermann - PPGADC - IA - UNICAMP

Financiamento: FAPESP

Mestrado
2010-2012
Rolf Gelewski e as inter-relações entre forma, espaço e tempo: uma proposta pedagógica de improvisações para processos criativos em dança
 
Pesquisa de Mestrado em Artes da Cena sobre as inter-relações entre forma, espaço e tempo no movimento da dança, a partir de estudos teórico-práticos de propostas didáticas de Rolf Gelewski com um grupo de artistas voluntários, objetivando a realização de um processo de criação em dança. Gelewski foi um dançarino, coreógrafo, professor e pesquisador de dança alemão que atuou no Brasil nas décadas de 1960 e 1980. Foi professor na Escola de Dança da UFBA entre 1960 e 1972, exercendo também as funções de diretor da escola e diretor artístico e coreógrafo do Grupo de Dança Contemporânea. A pesquisa teve como objetivo retomar e aprofundar a pesquisa de Gelewski; discutir questões referentes às formas dos corpos, ao uso do espaço e à relação com o tempo e a música nos movimentos da dança; e também proporcionar aos artistas voluntários reflexões teóricas e vivências práticas dos materiais didáticos de Gelewski e uma experiência de processo criativo coletivo em dança. Inicialmente a pesquisa propôs um aprofundamento teórico sobre as inter-relações entre forma, espaço e tempo na dança, através de discussões e leituras de obras de referência e de Gelewski. Em seguida, na fase didático-pedagógica, foram desenvolvidas propostas de improvisação estruturada de exploração destas relações, baseadas em contribuições teóricas e materiais didáticos de Gelewski. Por fim, na fase artístico-criativa, laboratórios de improvisação e de criação foram realizados para elaboração do espetáculo de dança VIRASER, fruto do processo criativo coletivo dos artistas voluntários.
 

Orientadora: Profª Elisabeth Zimmermann - PPGADC - IA - UNICAMP

Financiamento: FAPESP

Iniciação científica 2006-2008

Rolf Gelewski: da improvisação estruturada à dança criativa e espontânea, um método para composição coreográfica 2007-2008

Pesquisa teórico-prática sobre Rolf Gelewski e seu método de composição coreográfica baseado em improvisações. Visa uma reflexão sobre as relações entre improvisação e composição abordando as distintas fases da atuação artístico-criativa de Rolf, bailarino, pesquisador e professor de dança que lecionou na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia no período de 1960 a 1975. Visa também, num segundo momento, elaborar composições coreográficas baseadas em três diferentes formas de improvisação: estruturada, criativa e espontânea, seguindo princípios do próprio Rolf. A primeira parte da pesquisa consiste em uma pesquisa bibliográfica de textos de Rolf e outros autores relacionados à criatividade, processos criativos e improvisação. Também abrange entrevistas com pessoas que tiveram contato com Rolf e visitas a locais de sua atuação artístico-criativa, objetivando acessar informações e possíveis materiais (visuais e/ou sonoros). A segunda parte consiste em laboratórios de criação e exploração de movimentos, utilizando a improvisação como método de composição de três maneiras distintas para elaboração de uma montagem cênica. 

 

Rolf Gelewski: reflexões e material didático-pedagógico como base para uma composição coreográfica 2006-2007

Pesquisa teórica-prática sobre Rolf Gelewski e seus estudos relacionados ao espaço, à forma e às relações entre música e dança. Visa realizar um resgate histórico da vida, da pesquisa e do trabalho artístico-pedagógico deste bailarino, pesquisador e professor de dança que lecionou no Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia no período de 1960 a 1975. Visa também, num segundo momento, utilizar as reflexões e material didático-pedagógico de Rolf como estímulos iniciais para uma composição coreográfica. A primeira parte da pesquisa consiste em uma pesquisa bibliográfica, videográfica e de entrevistas com ex alunos de Rolf e com pessoas que o conheceram para obter uma melhor compreensão dos fundamentos de seus estudos e de seu trabalho artístico-pedagógico. Esta pesquisa bibliográfica também abrangerá estudo de obras de outros autores relacionadas aos temas: composição, improvisação, espaço, forma e percepção musical. A segunda parte consiste em uma pesquisa de movimentação, baseada nos princípios da improvisação estruturada de Rolf, realizando exercícios sugeridos no seu material didático-pedagógico além de laboratórios de composição coreográfica.

 

Orientadora: Profª Elisabeth Zimmermann - DACO - IA - UNICAMP

Financiamento: PIBIC/CNPq

 

bottom of page